01/08/2022

Autor: Carla Tim

CONCORRENTES: QUE BOM QUE ELES EXISTEM.

Conhecê-los permitirá saber o que estão fazendo pior, igual ou melhor do que você!

+ O que estão oferecendo?

+ Como eles monetizam suas propostas?

+ Quem são clientes?

+ Como divulgam suas propostas?

+ No que são inovadores?

 

Essas são perguntas que se abrem em muitas outras.

O fato é que todas as empresas têm concorrência – e conhecer a(s) sua(s) é fundamental para inovar seus serviços e estratégias de marketing. Mas identificar a concorrência nem sempre é fácil. Alguns concorrentes são diretos, enquanto outros podem levar mais tempo para serem descobertos.

 

1.    Concorrentes diretos

Um concorrente direto provavelmente vem à mente quando você pensa em sua concorrência. São escolas que oferecem propostas semelhantes (ou idênticas) no mesmo mercado e para a mesma base de clientes.

Esse tipo de concorrência pode ser um jogo de soma zero, ou seja, um cliente que opta pelo concorrente dificilmente virá para sua escola e vice-versa.

Por exemplo, se você comprar um hambúrguer no McDonald's, não é provável que você vá ao Burger King para comprar outro.

 

2.    Concorrentes indiretos

São escolas que vendem serviços diferentes para resolver o mesmo problema ou alcançar o mesmo propósito ou os mesmos serviços por valores menores.

A concorrência indireta não é um jogo de soma zero. Ganha aquele que souber vender melhor seus serviços. Nesse caso, a sensação que o cliente tem é de que está recebendo mais por menos. Esses concorrentes são potencialmente perigosos.

 

Embora você, certamente, conheça os itens que devem ser analisados, preparamos uma lista das principais informações.

O QUE SABER SOBRE SEUS CONCORRENTES

a.    Há quanto tempo estão no mercado.

b.    Estratégias empregadas para aumentar a fidelidade dos clientes.

c.    Valores e design de sua marca.

d.    Inovações para o desenvolvimento da proposta educacional.

e.    Segmentos e períodos oferecidos.

f.     Seus resultados educacionais.

g.    Número e qualificação de professores e funcionários.

h.    Como usam a TI.

i.      Materiais e equipamentos utilizados.

j.      Quem é o mantenedor e sua vivência na educação.

k.    Como são os dados públicos (nº de alunos e market share).

l.      Presença na mídia – on e off-line.

m.   Como é o atendimento aos interessados.

n.    Qual é seu preço e o que está incluído nele.

o.    Inovações quanto aos métodos de negócios.

p.    Tipo de desconto.

q.    Requisitos e estratégias de negociação.

r.     Percentuais médios de reajuste.

s.    Periodicidade de inovações.

t.      Sua localização.

u.    Suas instalações.

Apesar de a lista ser longa, é preciso ir além. Busque opiniões e depoimentos dos seus atuais clientes e analise os achados, aplicando a Matriz de Swot.

Ao trabalhar para identificar seus concorrentes, você pode descobrir mais do que esperava. Isso é bom, pois o ajudará a ser realista sobre o quão bem-sucedida sua escola pode ser, considerando a manutenção do cenário atual.

É hora de pôr a mão na massa!

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