01/08/2022
Autor: Carla Tim
CONCORRENTES: QUE BOM QUE ELES EXISTEM.
Conhecê-los permitirá saber o que estão fazendo pior, igual ou melhor do que você!
+ O que estão oferecendo?
+ Como eles monetizam suas propostas?
+ Quem são clientes?
+ Como divulgam suas propostas?
+ No que são inovadores?
Essas são perguntas que se abrem em muitas outras.
O fato é que todas as empresas têm concorrência – e conhecer a(s) sua(s) é fundamental para inovar seus serviços e estratégias de marketing. Mas identificar a concorrência nem sempre é fácil. Alguns concorrentes são diretos, enquanto outros podem levar mais tempo para serem descobertos.
1. Concorrentes diretos
Um concorrente direto provavelmente vem à mente quando você pensa em sua concorrência. São escolas que oferecem propostas semelhantes (ou idênticas) no mesmo mercado e para a mesma base de clientes.
Esse tipo de concorrência pode ser um jogo de soma zero, ou seja, um cliente que opta pelo concorrente dificilmente virá para sua escola e vice-versa.
Por exemplo, se você comprar um hambúrguer no McDonald's, não é provável que você vá ao Burger King para comprar outro.
2. Concorrentes indiretos
São escolas que vendem serviços diferentes para resolver o mesmo problema ou alcançar o mesmo propósito ou os mesmos serviços por valores menores.
A concorrência indireta não é um jogo de soma zero. Ganha aquele que souber vender melhor seus serviços. Nesse caso, a sensação que o cliente tem é de que está recebendo mais por menos. Esses concorrentes são potencialmente perigosos.
Embora você, certamente, conheça os itens que devem ser analisados, preparamos uma lista das principais informações.
O QUE SABER SOBRE SEUS CONCORRENTES
a. Há quanto tempo estão no mercado.
b. Estratégias empregadas para aumentar a fidelidade dos clientes.
c. Valores e design de sua marca.
d. Inovações para o desenvolvimento da proposta educacional.
e. Segmentos e períodos oferecidos.
f. Seus resultados educacionais.
g. Número e qualificação de professores e funcionários.
h. Como usam a TI.
i. Materiais e equipamentos utilizados.
j. Quem é o mantenedor e sua vivência na educação.
k. Como são os dados públicos (nº de alunos e market share).
l. Presença na mídia – on e off-line.
m. Como é o atendimento aos interessados.
n. Qual é seu preço e o que está incluído nele.
o. Inovações quanto aos métodos de negócios.
p. Tipo de desconto.
q. Requisitos e estratégias de negociação.
r. Percentuais médios de reajuste.
s. Periodicidade de inovações.
t. Sua localização.
u. Suas instalações.
Apesar de a lista ser longa, é preciso ir além. Busque opiniões e depoimentos dos seus atuais clientes e analise os achados, aplicando a Matriz de Swot.
Ao trabalhar para identificar seus concorrentes, você pode descobrir mais do que esperava. Isso é bom, pois o ajudará a ser realista sobre o quão bem-sucedida sua escola pode ser, considerando a manutenção do cenário atual.
É hora de pôr a mão na massa!