01/08/2022

Autor: Carla Tim

EM QUE PONTO ESTÃO AS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS EM SUA ESCOLA?

É comum escutarmos de muitas escolas:

“Aqui temos o melhor material didático, professores muito capacitados, recursos de tecnologia que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem cotidianamente, investimos na questão de idiomas e, claro, trabalhamos com o melhor programa do mercado destinado ao desenvolvimento das habilidades sociocomportamentais, afinal, sabemos das demandas do mercado de trabalho e do mundo atual.”

“Aqui desenvolvemos o gosto pelos estudos e incentivamos que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem (muito bonito esse trecho!) para que possa aprender a aprender ao longo de toda a sua vida.”

“Além disso, nossas instalações são confortáveis e seguras e, o mais importante, nossas crianças e jovens são muito acolhidos em suas necessidades.”

Esse discurso traz, de fato, aspectos que devem ser contemplados em todas as escolas. Mas não nos enganemos. Os pais, seja porque conhecem o assunto, seja porque ouvem falar, esperam ser brindados com as inovações que se relacionam ao processo educacional.

 

Vamos considerar que sua escola seja bastante inovadora e que nela exista:

- Flexibilização curricular, que abre a oportunidade para uma formação escolar mais diversificada, em que assuntos emergentes da sociedade - como inclusão, diversidade, política e questões ambientais - são tratados em sala de aula.

- Um ambiente onde todos possam refletir verdadeiramente sobre um determinado tema com a ajuda uns dos outros, e que os jovens consigam expressar-se sem amarras e compreendendo que existem outras opiniões que devem ser respeitadas.

- Tecnologias diversificadas que utilizam abordagens como gamificação (tão atraente para os alunos), ambientes e equipamentos digitais, acesso à internet para ampliação das pesquisas.

- Aulas mais atraentes com uso de metodologias que estimulem as descobertas e, claro, conduzidas por professores que utilizam diversas estratégias de ensino de forma que os alunos tenham uma atenção personalizada acerca de suas necessidades e habilidades.

- Atividades que envolvam conhecimentos como IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), Machine Learning, Code.

- Aplicação de conceitos do Design Thinking para realização de pesquisas, compreensão de problemas e geração de ideias.

- Geração de protótipos das soluções encontradas e desenvolvimento de mentalidade empreendedora.

- Participação ativa das famílias na vida escolar e pais “embaixadores” da escola.

- Equipe visivelmente engajada com o desenvolvimento dos alunos.

- Processos administrativos simples e ágeis.

 

Bem, poderíamos até dar sequência à lista que comprovaria que a escola é, de fato, uma instituição inovadora.

Mas, aí surgem outros desafios.

O primeiro e maior deles é se a escola se encaixa em APENAS POUCOS itens do exemplo apresentado.

O segundo, preocupante, porém muito mais simples de ser resolvido: como tudo isso é explicado ou apresentado aos responsáveis, sejam eles os atuais ou os possíveis interessados?

A depender das respostas, talvez seja necessário se abrir para o mundo da inovação!

Seus alunos têm a informação na ponta dos dedos e o papel da escola, mais do que nunca, é fazê-los saber como usá-las.

E isso, definitivamente, depende da forma de ensinar que, dentre todas, é a grande inovação.

 

Vamos lembrar que nenhum caminho é impossível desde que se busque com verdade!

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